terça-feira, 10 de setembro de 2013

Um campeonato em aberto



Chegou ao fim o primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2013. O Cruzeiro faturou o simbólico título de campeão de turno com 4 pontos de vantagens sobre o Botafogo, segundo colocado, que é seguido de perto por Grêmio e Atlético/PR. Campeonato definido? Longe disso.

Até pela pontuação e pelo saldo de gols, não há como negar que o clube mineiro foi mesmo o melhor time até agora. Conta com vários bons nomes no setor ofensivo juntamente com um Everton Ribeiro que vem desequilibrando em alguns jogos. Lembrando que ainda contam com Júlio Batista e Dagoberto, pouco utilizados até agora. Talvez um possível ponto de desequilíbrio do elenco seja o setor defensivo, que não conta com nomes tão eficientes além de um Dedé bem diferente daquele que jogou no Vasco em 2011 e o bom goleiro Fábio. É bem verdade também que, apesar disso, o time tem a terceira melhor defesa. Ou seja, a Raposa é sim um dos fortes candidatos ao título.

Contudo, não se podem ignorar outros quatro concorrentes: Botafogo, Grêmio, Corinthians e Internacional. O time da Estrela Solitária foi o mais heróico dos postulantes ao título. Com tantos problemas como atraso de salários, perda do estádio e saída de jogadores do time titular, era de se imaginar que a equipe se perdesse, mas não foi o que aconteceu. Os garotos da base entraram bem no time e o Glorioso talvez seja o time que apresentou o melhor equilíbrio entre defesa, meio de campo e ataque. Faltam nomes mais eficientes na frente, é verdade, mas o time conseguiu compensar isso jogando de forma compacta e solidária. Precisa aprender a controlar mais o jogo nos minutos finais. Poderia ter terminado na liderança se não fossem os pontos perdidos no apagar das luzes.

O Grêmio foi o que teve a ascensão mais impressionante na reta final. Conseguiu 6 vitórias em 7 jogos, e isso atuando fora de casa. Renato Gaúcho não montou nenhum esquema inovador além de uma retranca que vence por diferença mínima, mas que vem dando certo. Nos campeonatos anteriores sempre houve um clube com essa proposta de jogo que acabava disputando o título. O tricolor gaúcho conta com um bom ataque e o craque (não suspenso) Zé Roberto parece ter voltado a ter boas atuações. É um time no qual não se apostava no início da competição, mas devido à subida de produção não pode ser menosprezado.

E como menosprezar um time que em 19 jogos levou apenas 8 gols? Sim, estou falando do Corinthians, provavelmente o único representante de São Paulo que irá disputar o título. O Timão conseguiu a proeza de tomar menos de 0,5 gol por jogo e todos sabemos que uma boa defesa é o primeiro passo para garantir o campeonato. É uma equipe bem estruturada, sem problemas financeiros e com um elenco que raramente deixa o técnico sem opções. O ponto a ser ajustado é o ataque. Se por um lado o time quase não leva gols, por outro lado é um dos que menos marcou. Mesmo contando com nomes caros como Alexandre Pato, o Corinthians tem a média de apenas 1 gol por jogo. Se corrigir esse problema, o time do Parque São Jorge será forte candidato à primeira posição.

Não se pode deixar de lado também um time que conta com Forlán, D’Alessandro e Leandro Damião. O Internacional terminou o primeiro turno com 1 jogo a menos e com a mesma pontuação do Corinthians. Assim, é sim candidato às primeiras posições. A equipe tem o mesmo problema do Cruzeiro, que é a falta de bons nomes no setor defensivo. Entretanto, penso que o principal problema da equipe não chega a ser este, mas sim o treinador. Digam o que quiserem, mas Dunga ainda não me convence como técnico. Aliás, um dos grandes erros do Internacional tem sido querer fazer de um ex-jogador ídolo no clube um treinador. Falcão, Fernandão e agora Dunga. Pode ser que o ex-capitão do tetra consiga montar um esquema compacto para chegar ao título, pois elenco para isso ele tem. Resta saber se conseguirá isso a tempo.

Podem estar estranhando que não coloquei o Atlético/PR, atual quarto colocado, nessa disputa. Sinceramente não vejo o time paranaense como candidato ao título. Vem fazendo ótimo campeonato, é verdade, mas me parece aquele time que está vindo na empolgação, no embalo. Não vejo consistência na equipe para manter este ritmo por mais dezenove rodadas. O estilo de jogo é mais baseado em velocidade e correria, sem muita cadência. Raramente um time que joga assim acaba campeão brasileiro.

E é isso. Amanhã o segundo turno começa e já com candidatos ao título se enfrentando. Futebol muda de minuto a minuto e qualquer problema em algum clube (contusão, atraso de salários, brigas internas) pode colocar tudo a perder. Mas no momento vejo o cenário desta forma, com o título a ser disputado por essas 5 equipes. Quem vai vencer? Façam suas apostas!

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog