quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Passado e presente em campo

Os dois clubes pouco se encontraram em grandes competições européias. Foram apenas duas partidas na temporada 1976/77, com uma vitória para cada lado.
Contudo, o confronto de hoje entre Ajax e Manchester United, válido pela Europa League, remete os torcedores destes clubes e aos amantes do misto futebol+história a alguns instantes de reflexões e saudosismo.

O Ajax atual está longe de ser aquele grande clube que foi ícone do futebol mundial na década de 1970, onde foi base da seleção holandesa na Copa do Mundo de 1974, revelando grandes jogadores, como Johan Cruijff, Piet Keizer, Sjaak Swart e Johan Neeskens. Aquele elenco foi tri-campeão europeu, nas temporadas de 1970/71 , 1971/72 e 1972/73.
Alguns anos depois, o time de Amsterdã ainda teve em seu plantel Frank Rijkaard, Marco van Basten, Edgar Davids, Edwin van der Sar, Clarence Seedorf, Marc Overmars e Patrick Kluivert.
Atualmente, o Ajax é atual campeão holandês na última temporada e ocupa a sexta posição na temporada atual, entretanto, como alguns clubes europeus, se vale muito mais de sua história, que da competência do time atual para disputar grandes competições com condições de vencê-las.

Já o rival do Ajax no jogo de hoje, o Manchester United, também de grandes tradições continentais e intercontinentais, vive uma fase bem melhor que o time holandês.
Atual campeão inglês, o time de Manchester está há dois pontos do seu rival na cidade, o City, e tem um dos melhores elencos do futebol europeu; parte dele com idade um pouco avançada, porém isso não atenua a qualidade de seus jogadores.

Dada a tradição dos dois clubes, este duelo poderia ser muito bem feito em uma fase final de Champions League ou até mesmo na final. Entretanto, por conta das eliminações precoces na fase de grupos da Champions, as duas equipes se enfrentarão pela fase preliminar da Europa League, que apesar de ser disputada simultaneamente a Champions, é considerada competição secundária no cenário europeu atual.

Todavia, o torcedor do bom futebol, tem razões de sobras para prestar atenção neste jogo de hoje. É daqueles jogos que a camisa conta, ela pesa, e geralmente proporciona grandes jogos e verdadeiras batalhas.
Além do mais, o time inglês, que poderia menosprezar a competição, por julgá-la menos importante que o campeonato nacional e a Champions League, vai escalar seu time titular frente ao Ajax. Surgiram rumores que isso poderia ser um castigo para os jogadores por conta da eliminação precoce na Champions, porém este “castigo” pode ser um grande presente para os fãs de futebol e saudosistas de carteirinha e orgulho.
GOOD LUCK!
VEEL SUCCES!

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog