quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Falta de atenção ou desconhecimento da regra?




Na estreia de Atlético MG e São Paulo pela Copa Libertadores, um lance “inusitado” abriu o placar para o time mineiro, que acabou vencendo a partida por 2x1.

Por volta dos 12 minutos da primeira etapa, uma jogada terminou com o arremesso lateral para o Galo. Até aí nada de anormal. Entretanto, ninguém prestou atenção em Ronaldinho Gaúcho que estava bebendo água com o goleiro Rogério Ceni instantes antes. Resultado: RG49 recebeu a bola sem qualquer marcação e cruzou para o gol de Jô.

O técnico do time paulista, Ney Franco, justificou a jogada como anormal, interpretando o lance como lance raro no futebol, claramente eximindo de culpa a defesa são-paulina.
Mas será que foi apenas um acaso, a defesa do São Paulo realmente só estava desligado diante do baixo risco da jogada ou o lance ratifica o desconhecimento das regras do jogo?

A meu ver, o desconhecimento é a principal razão.
A maioria dos jogadores profissionais não conhece o quanto as regras do esporte que praticam. Não é exclusividade dos jogadores, pois já vimos casos que até os árbitros e principalmente, seus assistentes fizeram confusão quanto às regras, a rigor bem simples.

Os árbitros e assistentes tem a obrigação de saber todas as regras, suas aplicações e possíveis exceções. Afinal, são eles os guardiões das regras.

Todavia, quando o assunto são os jogadores e técnicos de futebol, acredito que o desconhecimento das regras passa por, dentre outros fatores, o nível de instrução (escolaridade) dos atletas. Com isso, fica quase impossível argumentar com clareza os possíveis equívocos cometidos por colegas de profissão e/ou pela arbitragem do jogo. Fica a reclama por ela mesma, sem qualquer fundamento.

Claro que houve desatenção da defesa e bastante esperteza de Ronaldinho Gaúcho e Jô, porém não há nada de ilegal no lance. Pelo contrário, que ele sirva de exemplo para esclarecimento para a maioria dos atletas, seja para estarem mais ligados no jogo, seja para aprenderem, de fato, as regras do jogo.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog