segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Um Botafogo regular e na briga




Ao contrário do ano passado, quando amargou o vice-campeonato carioca e brigou contra o rebaixamento até as últimas rodadas do campeonato nacional, o Botafogo em 2010 vive uma fase surpreendente, inclusive para os seus torcedores mais otimistas.

Em 2010 o clube de General Severiano vive a antítese do ano anterior.
Sob o comando do técnico Joel Santana, o time botafoguense foi campeão carioca (vencendo os dois turnos) e vem fazendo uma campanha promissora no campeonato brasileiro.
Até a 21ª rodada venceu dez, sendo quatro vitórias fora de casa, tendo até então 58,7% de aproveitamento.
Em 2009, o time encerrou o campeonato brasileiro com 11 vitórias em 38 jogos, tendo um aproveitamento de apenas 41% durante toda a competição. O aproveitamento atual de 58,7% está muito mais próximo do campeão de 2009 (Flamengo teve 68% de aproveitamento), que do próprio Botafogo que lutou contra o rebaixamento.
O bom aproveitamento mostrou-se claramente nas últimas dez rodadas, onde teve oito vitórias, um empate e apenas uma derrota.

Um Rio-São Paulo particular

O Botafogo foi tetracampeão do Torneio Rio-São Paulo, extinto em 2002.
Contudo, o time botafoguense está perto de mais um título, mesmo que simbólico, neste campeonato brasileiro.
A campanha contra os time do Estado de São Paulo é louvável. Nos 8 jogos contra times do Estado de São Paulo, o time está invicto, saindo vencedor em quatro oportunidades.

Portanto, apesar da distancia que ainda o separa do líder Fluminense, não se pode descartar o time botafoguense da briga pelo título. Basta lembrar o campeonato do ano passado quando o Palmeiras de Muricy liderava com folga, mas na reta final o Flamengo acabou levando título.
Se este time será campeão ou continuará no G4, só o fim do campeonato dirá. Mas menosprezar e/ou banalizar o potencial do time botafoguense seria uma grande bobagem. Além do mais, o time botafoguense apresenta uma regularidade pouco vista nas campanhas dos seus adversários diretos e necessária para aqueles que postulam o título brasileiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog