terça-feira, 14 de setembro de 2010

Contusões e desgaste físico: os maiores adversários cariocas


O primeiro turno acabou e os recentes tropeços do líder fluminense provaram que não tem bicho papão nesse campeonato. Tecnicamente falando, não há uma equipe que seja muito superior a todas as outras, o que deixa a disputa do título bem aberta. Só que aí, começa a entrar em cena dois fatores que muito tem atrapalhado os times do Rio de Janeiro recentemente: preparação física e departamento médico.

Em entrevista recente, Muricy Ramalho comentou que a estrutura do Fluminense estava muito atrás das de outros clubes que ele treinou. E isso agora começa a fazer diferença. Já tinha perdido Fred, Diguinho, Diogo, Digão e Carlinhos por lesão. E há poucas rodadas, perderam Émerson. Um pouco abaixo na tabela, vemos outro carioca sofrendo do mesmo mal. O Botafogo já havia perdido Jobson e Somália, e no último domingo perdeu também Marcelo Matos e Marcelo Cordeiro. Sem contar a contusão de Herrera que o impediu de participar do jogo. E até mesmo o Vasco, que vem fazendo uma campanha de razoável pra boa, tem seus jogadores na enfermaria. Casos de Ramon, Carlos Alberto e Felipe. Além disso, é nítido que esses times tem apresentado muito desgaste antes do final da partida. A prova disso é a quantidade de gols que ambos sofrem nos minutos finais.

Diante desse quadro, fica um pouco complicado apostarmos no título dos times cariocas. A preparação física é ruim e não é de hoje. Cada vez mais vemos acontecer lesões causadas sem um ato violento do adversário. É comum vermos jogadores cariocas se machucarem apenas correndo ou até mesmo em treinamentos. Isso pode ser reflexo de um mau condicionamento físico. E aí os clubes dependem dos departamentos médicos que também vem deixando a desejar. Recentemente, Fred fez críticas publicamente ao médico tricolor. No ano passado, o departamento médico do Botafogo parece ter diagnosticado erradamente o problema do jogador Reinaldo, fazendo com que a recuperação que era para ser de no máximo duas semanas levasse mais de 2 meses.

Não vemos isso acontecer em clubes como Internacional, Cruzeiro, São Paulo... E é aí que eles acabam vencendo as competições. O Cruzeiro não tem um timaço, mas já chegou nas primeiras posições. O Inter também está lá. Nessas condições, como vencer a disputa com eles? Não é fácil, o campeonato é longo. Os jogadores deles não se machucam facilmente e voltam rápido quando isso acontece. Com os clubes do Rio de Janeiro acontece justamente o oposto.

O jeito é o carioca torcer para que os jogadores aguentem a carga de jogos e que o talento de alguns prevaleça. Mas para as próximas temporadas, as diretorias desses clubes precisam pensar com seriedade em reforçar esses setores.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog