segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Futebol desafina na terra do Carnaval


 

“Deus falou, que a dois mil não chegará”. Este trecho de uma marchinha de Carnaval resume bem o atual cenário do Campeonato Carioca. Blocos de Carnaval levam centenas de milhares de foliões às ruas, enquanto, até a última rodada, a média de público do Cariocão 2012 era de 2.620 torcedores/testemunhas por jogo. Mas o que o campeonato tem a oferecer aos torcedores? Simples. Uma penca de times fracos, gramados (pastos) inadequados à prática do bom futebol, transporte deficitário, ingressos caros e até desinteresse dos seus próprios times, com algumas exceções.

A paixão dos torcedores carioca tem limite. É impossível fazer um campeonato estadual com 16 clubes e manter um nível técnico aceitável. . Sendo que destes 16, apenas quatro disputam a série A brasileira, enquanto nenhum dos outros disputam sequer a série B. Clubes que beiram o amadorismo.

 Não defendo a extinção do estadual, muito menos dos clubes tidos como pequenos; de menor investimento. Mas precisa-se enxugar para elevar o nível técnico da competição. Em muitas partidas, os times grandes jogam para o gasto. Fazem um gol e esperam o resultado acontecer ou poupam jogadores, sabendo que tem como recuperar no caso de um revés. Com isso, tornam-se emocionantes apenas os clássicos e os jogos de semifinais e finais de turno.

Além dos times muito fracos, o agravante vem dos estádios. O gramado do estádio do Bangu, vice-campeão da série A brasileira de 1985, é uma vergonha. Impossível trocar passes naquele piso que chamam de gramado e que eu prefiro chamar de pasto. Já em Conselheiro Galvão, estádio do Madureira, não existem refletores. Isso mesmo, não pode ter jogos à noite por falta de iluminação. Sendo assim, os jogos no subúrbio carioca são realizados às 17h sob forte sol. Não importando qual dia da semana é realizada a partida. Por tudo isso, paga-se absurdos R$ 30. São apenas dois de muitos exemplos ruins que encontramos no campeonato carioca da primeira divisão. Campeonato que se vale da alcunha de charmoso, mas devido ao descaso recorrente da Federação que o organiza e a “indiferença” dos clubes “grandes” que o disputam, beira a decadência e ostracismo.

Com exceção do Vasco - que se classificou antecipadamente para as semifinais da Taça Guanabara - no próximo sábado de Carnaval, tem rodada decisiva para Fluminense, Flamengo e Botafogo. E, sinceramente, não aconselho ninguém a perder tempo, sofrer com o mau futebol apresentado, estádios sem o mínimo de conforto, com serviços mal prestados e principalmente, onde ele não é tratado como cliente; como se o torcedor estivesse pedindo favor ao invés de apenas receber de forma satisfatória o produto que pagou, e bem caro. Curtam seus blocos, seus desfiles e bailes de Carnaval. Afinal, como diria o Cordão Do Bola Preta: “Todos são de coração (foliões do Carnaval)”.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog