quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mister Europa League



Já conhecido dos torcedores brasileiros - principalmente dos botafoguenses - o atacante colombiano Falcao García vem colecionando títulos, belos gols e o mais importante, sendo decisivo nas ligas que disputa no velho continente.

Em julho de 2009, Falcao chega a Europa para jogar pelo Porto, de Portugal. Longe de ser o campeonato mais importante da continente, a Liga Portuguesa serviu como aprimoramento e amadurecimento do atacante.
Mas se enganou quem pensou que o jogador teria dificuldades para se adaptar ao futebol português, afinal tudo é futebol. E Falcao reiterou isso com o que mais sabe fazer: gols e conseqüentemente, títulos.

Em três temporadas de Porto, o jogador marcou 63 gols e conquistou 8 título pelo time português. Dentre eles, a Europa League de 2010/11, onde fez história se consagrando o maior artilheiro da história da competição, com 17 gols. Além de artilheiro, Falcao García fez o gol do título, na final portuguesa contra o Braga.

Diante de números tão expressivos, o jogador despertou interesse de vários clubes. Um deles foi o Atlético de Madri, que na época perdera seus principais atacantes, o argentino Sergio Agüero e o uruguaio Diego Forlan.
E assim aconteceu. Falcao se transferiu ao Atlético de Madri por 40 milhões de Euros.

Na equipe de Madri, após um começo um pouco confuso, sem desequilibrar como fizera em outros momentos, o jogador venceu a desconfiança de todos e hoje é o principal jogador do time alvirrubro.
E para variar, fez muitos gols e de todos os tipos. Em 33 jogos pelo Atlético na Liga Espanhola, o atacante marcou 23 gols, ficando atrás apenas de Cristiano Ronaldo e Messi na artilharia do campeonato.

Todavia, faltava, além dos gols e ser artilheiro, duas especialidades do jogador: ser decisivo e vencer campeonatos.
E disso ele entende e muito. A prova disso veio na Europa League 2011/12.
Falcao García - com dois gols hoje na decisão da Liga contra o Atlhetic Bilbao – deixou dados históricos para sua carreira: o único artilheiro e campeão por dois times distintos de forma consecutiva em toda a história da competição.

E assim Falcao segue quebrando recordes na Europa. Ele está longe de ser um jogador fantástico com chances de brilhar mais que outros grandes jogadores na Europa, como Ronaldo, Messi, Rooney e outros.
Entretanto, o jogador faz parte de um estilo diferente de atacantes que surge no futebol atual, tão exigente.

Tal estilo que aqui na América do Sul temos um exemplo bem claro, que se chama Cavani. O atacante uruguaio do Napoli-ITA, ao lado de Falcao une habilidade, força, agilidade e o principal, está longe de ser um atacante plantado na área, que só espera a bola chegar.
Falcao García busca a bola, tabela, invade a área, dribla um, dois e até três e bate na gaveta. No entanto, sabe muito bem fazer o simples. É exímio finalizador, tanto com as pernas, quanto com a cabeça.
Portanto, se eu fosse um colchonero (como é conhecido o torcedor do Atlético), eu estaria bem pessimista quanto a permanência do jogador no meu time.

Falaco “tem bola” para jogar em um grande com maiores ambições e condições principalmente financeiras na Europa. Assim como fez Agüero, se transferindo para o milionário Manchester City.

Quem levar o atacante terá um excelente e decisivo jogador em seu plantel.
Aos colchoneros, quem sabe, um “hasta la vista, El Tigre!” e muita saudade do grande do artilheiro, quase um Mister Europa League!

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog