terça-feira, 28 de agosto de 2012

Eficiência, coerência e continuidade


No último domingo terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2012, e dado este momento da competição, dois clubes me chamaram atenção. Não apenas pelo belíssimo aproveitamento de ambos, mas sim pelo que, em tese, os levaram até este patamar e que possivelmente pode garantir a um deles o título.

Os clubes em questão são Atlético MG e Fluminense; primeiro e segundo colocados até o momento. O time mineiro (mesmo com um jogo a menos) tem aproveitamento de 79,6%, enquanto o time carioca tem 73,7%. São médias excepcionais, e que certamente os certificam como os favoritos.

A meu ver, não há casualidade ou sorte nesses números; vai muito além.
Ora, se pararmos para analisar os dois clubes, observaremos algo, que apesar de já estar se tornando um jargão no cenário futebolístico, é, pra mim, a razão do sucesso: ambos tem um elenco.
A intenção não é entrar seara da qualidade de cada jogador, mas sim no conjunto que cada clube detém.

O Fluminense há algum tempo tem um dos melhores elencos do país. Apoiado por um grande parceiro, o clube vem, temporada por temporada, contratando jogadores de renome e até mesmo acertando em algumas apostas. Apesar de muitos desfalques, o time consegue impor um padrão, vence jogos, se mantém forte e competitivo.
O time está longe de ser espetacular e por conta disso tem um estilo até combatido por alguns analistas, porém tem alto grau de eficiência.

Já o Atlético MG, que tem como principal nome Ronaldinho Gaúcho, consegue além de uma exímia capacidade de vencer seus jogos, em alguns deles, deu espetáculo.
O espetáculo, neste caso, não tange goleadas ou apenas jogadas espalhafatosas. E sim como o grupo pode ser letal na competição. O time mineiro tem o melhor aproveitamento da história dos pontos corridos, tanto que venceu treze dos dezoito jogos que disputou, o melhor ataque e a segunda defesa menos vazada da competição. 

Seria loucura dizer aqui que os dois clubes detêm elencos repletos de craques, quiçá dos jogadores de excelente nível para cada posição. Todavia, cada um deles tem em seus jogadores papéis bem determinados para alavancar boas campanhas, mesmo aqueles que não têm tantos holofotes apontados em sua direção, estão sendo decisivos em diversos momentos.
Fato é que aliados a alguns jogadores de renome e importância tácita, estes dois elencos têm nos mostrado que parte do sucesso em uma competição tão longa, tem sua base fundamental o elenco que cada clube consegue armar.

Obviamente, eles passarão por momentos de oscilação, que já é comum, e pode até ser que nenhum dos dois seja campeão brasileiro. Entretanto, não se pode ignorar o que ambos fizeram neste e todo o potencial que reúnem para a manutenção dessa diferença para os outros clubes.

Um clube, neste ponto, é como um país que tem intenção de evoluir e manter-se forte, tanto no campo social, quanto tecnologicamente.
Quando há investimento em pesquisa e desenvolvimento, com equilíbrio entre as áreas, e feito com seriedade e continuidade, o sucesso é praticamente garantido.
A continuidade no caso dos clubes atende pelos nomes de Cuca e Abel Braga.

Salvo alguma mudança brusca neste cenário, Atlético MG e Fluminense seguirão na luta pelo título, onde possivelmente teremos uma reta final bem eletrizante, pois não vejo um deles abrindo grande vantagem.
Aquele que errar menos, manter-se mais coerente vai levar. Quem será?

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog