sábado, 28 de junho de 2014

Uma Copa de surpresas! O que acontece agora?



Antes da Copa do Mundo começar, fiz uma aposta aqui de quais seleções teriam mais chances de conquistar a Taça. Bem, minhas três favoritas seguem no páreo, mas das outras quatro que disse que poderiam chegar, somente a Holanda se manteve na competição. Realmente, até agora tem sido uma Copa que derruba prognóstico e acaba com bolões!

Quem em sã consciência imaginaria que a humilde Costa Rica se classificaria em primeiro no chamado “grupo da morte” que tinha Itália, Inglaterra e Uruguai? Pior ainda, quem imaginaria que as duas europeias seriam eliminadas? Eu nem achei que a Inglaterra jogou mal suas partidas, mas faltou aquele espírito de Copa que sobrou ao Uruguai. Já a Itália foi a Itália de sempre, com aquele esquema defensivo que muitas vezes à leva à final. Não foi desta vez, passou longe.

Penso que ninguém imaginava também uma eliminação pré-matura da Espanha. Havia comentado que a “Fúria” havia perdido a força de antes, que poderia até chegar pela qualidade dos jogadores, mas levar goleada na estreia e perder para um surpreendente Chile? Não, eu realmente não esperava isso!

Não fiquei surpreso com Portugal, que penso ser quase que totalmente dependente de um Cristiano Ronaldo fora de forma. Minha decepção foi com a Rússia. Depois da boa classificação nas eliminatórias, não imaginei que seria eliminada em um grupo com Bélgica, Coréia do Sul e Argélia. O time russo só fez dois gols e não venceu sequer um jogo. Desanimador. Claro que também tivemos surpresas positivas como a Colômbia e a França. A classificação de ambas não foi surpreendente, mas sim o bom futebol praticado. Fazer cinco gols na tradicional defesa Suíça é algo a ser exaltado. E o time colombiano sobrou em seu grupo.

Diante disso, que prognósticos podemos traçar das oitavas-de-final? É uma tarefa difícil, pois quem sabe que outra surpresa poderemos ter? Certo é que com o confronto entre as duas surpresas, Costa Rica e Grécia, teremos um participante inédito em uma quarta-de-final. Mas sobre os demais confrontos, lamento que o chaveamento tenha provocado o encontro de quatro sul-americanos. Brasil, Chile, Colômbia e Uruguai vão se enfrentar e somente um chega à semifinal. Como muitos estão dizendo, esse de fato é o melhor Chile que já vi em uma Copa, pela organização e entrega em campo. Mas não vejo ainda nele jogadores capazes de chamar a responsabilidade e resolver. Por isso ainda aposto no Brasil que deverá fazer um belo jogo contra o bom time colombiano, a menos que a garra uruguaia surpreenda. Porém, ainda aposto na Colômbia.

Nas outras chaves, creio que franceses e alemães passarão sem dificuldades pelos adversários africanos, que mais uma vez sobram em velocidade e disposição, mas pecam na marcação e disciplina tática (algo que sobra nos europeus).  Holanda e México será uma partida interessante. À primeira vista vantagem total para a Laranja, mas não deverá ser um jogo tão fácil, pois o México sabe marcar bem as principais jogadas do adversário. Se a Holanda entrar de salto alto corre o risco de voltar mais cedo. Mas penso que o time holandês deve passar e ir até a semifinal, superando uma das zebras Costa Rica ou Grécia (nesse confronto não aposto em ninguém), futuramente.

Os hermanos argentinos pegaram o chaveamente, teoricamente, mais fácil. É verdade que na disputa contra a Suíça devem encontrar uma defesa forte, que dificilmente vai repetir os mesmos erros que teve contra a França. A Argentina ainda não fez uma boa partida de fato, mas com Messi e DiMaria em campo eu creio que superará a marcação suíça. E deverá ir até a semifinal passando pelo vencedor de Bélgica x EUA. Neste confronto também é difícil apostar, pois a tão comentada seleção belga venceu seus três jogos no grupo (que não tinha rivais de peso), mas passou sufoco em todos eles. Os EUA também não obtiveram uma classificação que chamasse atenção, mas fizeram bom jogo contra os alemães. Bem, mas já que tenho de escolher um, fico com a Bélgica.

Bem, é óbvio que posso errar todos os meus palpites, afinal essa é uma Copa com várias surpresas. Inclusive fiquei lá atrás em todos os bolões que participei... Mas ser engenheiro de obras prontas é fácil, então penso que, mesmo com a possibilidade de errar, estas são as minhas apostas. Gostaria muito de ver semifinais com Brasil x Alemanha e Holanda x Argentina e esse é o cenário que imagino. Até lá, muitos resultados surpreendentes podem acontecer, mas, como sempre, que vença o melhor! 

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog