sábado, 28 de junho de 2014

SOMOS TODOS VIRA LATAS?



        Segundo o brilhante escritor Nelson Rodrigues, o brasileiro é narcisista às avessas, facilmente colocamos qualquer coisa acima de nossas qualidades, a síndrome do vira lata  surgiu em 1950 com o Maracanazo e apesar de sermos o país com mais títulos mundiais, ainda assim facilmente colocamos qualquer outra equipe que faça dois ou três jogos bons em um nível superior ao nosso.
A baixa autoestima brasileira não resume-se apenas ao futebol, mas irei reter-me a este assunto neste texto, pois fico impressionado com tanto valor que damos a algumas equipes que tem demonstrado um bom futebol, mas nenhuma delas, NENHUMA, é uma sombra do que foi a seleção brasileira de 1970 ou de  1982.
Por exemplo, fazendo uma rápida pesquisa sobre os principais jogadores de Colômbia e Chile, rapidamente percebemos que o desempenho de nossos jogadores são consideravelmente maiores, a maioria das seleções não possuem em seu banco de reservas jogadores que substituam suas principais  estrelas à altura, no máximo tem um bom time,  não uma boa seleção.
E quanto a nós? Somos totalmente dependentes de Neymar? Somos sim, e graças a Deus temos um craque como ele em nosso time, tirando Argentina e Portugal, nenhuma seleção possui um fora de série dentro de sua seleção, e nem mesmo Argentina e Portugal possuem um Thiago Silva em sua zaga, não é mesmo?
Jogamos em casa, todas as 15 seleções que ainda disputam a Copa não querem nos enfrentar antes da final, somos penta campeões mundiais e não devemos temer ninguém.   Perder é do jogo, faz parte, mas o Chile não deve nos meter medo, vamos ganhar deles sim, vamos avançar e acabar com esta síndrome de vira lata  de uma vez, pelo menos no futebol.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog