segunda-feira, 18 de março de 2013

Clubes Cariocas não acertam planejamento...




Segundo o dicionário Aurélio, o termo “planejamento” significa função ou serviço de preparação do trabalho. Ou seja, é o que se faz antes de um trabalho para que este seja bem feito. Contudo, ao que parece os clubes cariocas não entenderam bem esse significado, pois todo ano insistem em repetir erros de anos anteriores.

Em 2012, o Fluminense foi campeão carioca, mas acabou eliminado nas quartas-de-final da Libertadores. Deco e Fred ficaram ausentes do jogo que marcou a eliminação por contusão. Na época argumentou-se que as contusões ocorreram pelo excesso de jogos dos dois. Com isso, a ideia para 2013, segundo o técnico Abel, seria priorizar a competição sul-americana. Entretanto, o clube ainda não está tão garantido na competição. Já perdeu quatro pontos em casa! E no Carioca também não atravessa bom momento, tendo ficado de fora da final. Algo está errado.

O Vasco não conseguiu se encontrar desde que perdeu Rodrigo Caetano. Teve perdas de jogadores que eram importantes para o elenco, como Rômulo e Fagner, e não conseguiu repor à altura. Além disso, para conseguir montar um time, teve de recorrer a jogadores que já nem faziam mais parte dos planos. Carlos Alberto treinava em separado e Bernardo nenhum outro clube queria (aliás, nem os jogadores do Vasco foram muito a favor de sua volta). Assim, a equipe cruz-maltina, pelo menos neste primeiro semestre, foi montada com o que sobrou para se escalar! Não dá para criar perspectivas muito boas diante desse cenário.

No Botafogo, um dos principais problemas de 2012 foi a falta de atacantes. O time até fazia muitos gols porque o meio de campo criava muitas chances. Mas era nítida a falta que fazia um jogador de área. Durante um bom tempo o improvisado Elkeson quebrou um galho, mas a aposta de Oswaldo, Rafael Marques, a cada jogo se mostrava um fiasco. Somente após a chegada de Bruno Mendes é que o ataque melhorou. No entanto, para 2013, o clube contratou apenas Henrique para o setor, sendo que o jogador mal tem ficado no banco. Diante de má fase de Bruno Mendes, o clube volta a apostar em Rafael Marques, que já tinha se mostrado ser uma má opção no ano anterior. Será que o Botafogo vai precisar passar por mais um Campeonato Brasileiro com problemas no ataque para se convencer de que precisa de um atacante de verdade?

E finalmente o Flamengo, também decepciona nesse início de nova direção. A diretoria, formada por pessoas conhecidas no meio empresarial, prometia uma gestão profissional e eficiente, porém já começa a cometer os mesmos erros de gestões anteriores. O clube apostou em um time formado em sua maior parte por garotos, alguns da base. Não é uma estratégia errada, porém nem sempre engrena rápido. Mas o time até vinha bem, até a derrota num clássico na semifinal da Taça Guanabara. Normal, nenhum motivo para pânico. Só que na primeira derrota para um pequeno, o clube demitiu o técnico Dorival Júnior alegando o alto salário deste como motivo. Ora, o clube não sabia qual era o salário dele desde o ano passado? Então por que o manteve? Precisou uma derrota para ver que o treinador ganhava muito? E a multa a ser paga? Está dentro do orçamento?

Enfim, não é impossível que os cariocas tenham um bom ano. Minha maior preocupação é com o Vasco, que parece estar com dificuldades para reforçar seu elenco. Só que seria importante que os clubes do Rio de Janeiro começassem logo a pensar num planejamento sério para o ano todo. Realizar ajustes pontuais para o segundo semestre é normal e aceitável. Mas fazer vários remendos e reparos de emergência esperando transformar água em vinho é complicado e nem sempre o milagre vai acontecer.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog