sexta-feira, 20 de junho de 2014

Nascido para ser herói


Há menos de um mês, Luis Suarez era só tristeza sentado em uma cadeira de rodas. Em uma recuperação impressionante, o jogador postergou sua estreia na Copa para a segunda rodada. E a espera foi recompensada. Suarez voltou para levar a Celeste a uma histórica vitória contra a Inglaterra. Mas os ingleses não se surpreenderam com a partida que o jogador fez. Já era esperado e mais, já era temido.

Artilheiro do último campeonato inglês com 31 gols, o atacante uruguaio parece predestinado a ser herói. Desde que chegou em Liverpool, Suarez coleciona uma legião de admiradores. A fanática torcida dos Reds sabe que seu ídolo é capaz de morrer em campo por eles e seus companheiros. Com ele, o Liverpool lutou até a última rodada pelo título da Premiere League na última temporada. O título não chegou, mas o time voltou a ser respeitado pelos rivais e teve 5 jogadores convocados para o English Team.

Pelo Uruguai, o jogador também coleciona momentos heroicos. Ele foi o principal responsável pela classificação da seleçãoao mundial do Brasil. Na África do Sul, em 2010, o jogador foi herói com as mãos. Era um jogo complicado contra Gana, o time africano faria o gol vitória. No último segundo de jogo, já com o goleiro Muslera vendido no lance, Luisito não titubeou e espalmou uma cabeçada do jogador ganês. Pênalti marcado e ele é expulso Asamoah Gyan bate na trave. Na disputa de pênaltis, Uruguai venceu por 4x1 e voltou a disputar a semifinal de um Mundial após 40 anos.

Na Copa do Mundo do Brasil, Luisito precisou apenas de uma partida para recolocar sua seleção na briga por uma vaga e reafirmou para críticos e incrédulos na famigerada “raça uruguaia”. No esteio de sua liderança vem a gratidão e a humildade: logo após o jogo, o atacante citou várias vezes o nome de Walter Ferreira, fisioterapeuta que o acompanhou diariamente na esperançosa recuperação.

No dia em que se comemora 250 anos do nascimento de José Gervasio Artigas, o maior herói uruguaio, Luis Suarez, ainda com 27 anos, tem tudo para se tornar um dos jogadores mais importantes na história da eterna Celeste Olímpica. Que assim seja!

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog