segunda-feira, 23 de junho de 2014

Os fins justificam os meios?


“Fiquei indignado com o valor do ingresso. Os CAMBISTAS estavam cobrando R$5 mil. Eu e mais seis íamos tentar  entrar,  mas não quebrar nada.”

“Entramos à força no Maracanã, mas não somos vândalos. Não quebramos nada de propósito....não acho justo sermos acusados de depredação. Somos torcedores apaixonados, não criminosos..." (Jornal O Globo, 20  de junho de 2014)


Este trecho de reportagem publicado pelo Jornal O Globo em 20  de junho de 2014 foi dado por torcedores chilenos  que invadiram o Maracanã na partida de seu país contra a Espanha. Antes de qualquer julgamento ou opinião, vale ressaltar que estes torcedores certamente  não representam uma nação como um todo, são apenas ‘torcedores apaixonados” como eles mesmos se auto intitulam. Mas o que na  verdade é lícito ser feito em nome de uma paixão?

Pois esta foi a desculpa dada para  justificar o crime cometido, porque invadir um local privado sem o ingresso devido é crime sim!  O mesmo texto informa que outros torcedores, inclusive brasileiros aproveitaram-se da situação para invadir o estádio,  e independente da nacionalidade, a atitude denota falta de caráter, é o “jeitinho brasileiro” espalhado pelo mundo, a famosa lei de Gérson. Usar como desculpa o despreparo da segurança privada ou pública também não justifica, o problema é social, vai além das fronteiras entre as nações.  

Em tempos de legado, dar o exemplo nunca foi tão importante, mesmo que seja apenas para assistir uma partida de futebol.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog