domingo, 15 de junho de 2014

Reinventar-se é preciso




A convocação da seleção brasileira para a Copa de 2014 foi uma das mais tranquilas da história, nenhum clamor por um jogador esquecido na listagem final, porém a “inexperiência” de nossos jogadores em Copas do Mundo foi levantada inúmeras vezes!
Por outro lado, Espanha e Uruguai, campeã e quarta colocada respectivamente na última Copa mantiveram a base de suas equipes, e com “experiências” de sobra  protagonizaram as duas maiores surpresas desta copa até agora.
Esta tem sido uma Copa com muitos gols, e o que temos percebido é que o preparo físico tem feito a diferença, jogadores que brilharam em edições anteriores não estão correspondendo a altura, Xavi, Casillas e Forlán são exemplos de que o tempo foi ingrato para eles. Já passamos por isso em 2006, quando Ronaldo, Cafú e Roberto Carlos não estavam mais em sua melhor forma e foram superados ao longo da competição.
Além do envelhecimento do elenco de Espanha e Uruguai, é notório a ausência de novos talentos surgindo nestes países, não me veio a mente nenhuma revelação espanhola nos últimos 4 anos capaz de chamar a atenção do mundo futebolístico e caso a situação persista, a Espanha após esta brilhante geração poderá tornar-se um Uruguai, campeão mundial  porém que vivi das glórias  do passado, sem nenhuma perspectiva de sucesso em um futuro próximo.
Que isso nos sirva de lição, graças a Deus pelos jogadores como David Luiz, Daniel Alves, Hulk, Luiz Gustavo entre outros que saíram do país em total anonimato  e despontaram, mesmo que nenhum destes sejam craques,  na Europa permitindo que nossa seleção não  fique refém de ex -jogadores que ainda estão em atividade.


0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog